Brasil | Amazonas
3 Dias
Amazônia
Roteiro sugerido nos quais todos os detalhes podem ser adaptados de acordo com os interesses e expectativas de cada viajante.
sob consulta
Já Gostou? Solicite um contato
Resumo
Roteiro sugerido nos quais todos os detalhes podem ser adaptados de acordo com os interesses e expectativas de cada viajante.
Arquipélago de Anavilhanas é um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo e fica dentro do nosso Brasil, mais especificamente no Rio Negro, na Amazônia, entre Manaus e o município de Novo Airão.
São mais de 400 ilhas que formam um ecossistema super rico, com destaque para a presença dos botos cor de rosa que pulam por todos os cantos.
É um paraíso para quem gosta de natureza e fotografia.
Roteiro
1 dia: City-tour inteiro passeios dentro de Manaus:
-Mercado Municipal
-Teatro Amazonas
-Praça São Sebastião e seus arredores
-Ponta Negra
2 dia: Passeio de barco com as seguintes paradas:
-Encontro das águas dos rios Negro e Solimões
-Árvore Gigante
-Almoço no restaurante flutuante
-Nado com botos
-Visita a aldeia indígena
3 dia: Passeio Pesca de Piranhas e Focagem de Jacarés
Hotéis
HOTÉIS EM MANAUS
O centro histórico é a área mais interessante da cidade para fins turísticos, e estão localizados no entorno do Teatro Amazonas, e de onde saem os passeios de barco pelos rios Negro e Solimões.
- Hotel Go Inn Manaus
- Seringal Hotel
- Hotel Villa Amazonia
HOTEIS DE SELVA
Manaus é o ponto de partida para você se hospedar em alguns dos melhores hotéis e lodges da Floresta Amazônica
É viver a experiência da hospedagem no meio da Floresta Amazônica em alojamentos típicos de áreas selvagens totalmente integrada com a paisagem natural e oferecem atividades pescaria de piranhas, caminhadas pela floresta, visita à casa de um caboclo, entre diversos outros.
- Anavilhanas Lodge no rio Negro
- Amazon Ecopark Lodge no rio Tarumã afluente do rio Negro
- Juma Amazon Lodge no rio Juma afuente do Rio Negro
- Amazon Arowana Lodge no rio Mamori ideal para pesca esportiva
Dicas
Ecoturismo e natureza são a motivação de viagem para o turista que visita o Amazonas.
Amazonas abriga a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade no planeta
A Amazonia concentra mais da metade das florestas tropicais do planeta.
O Brasil possui diferentes biomas, e e bioma da Amazonia é considerado o maior bioma brasileiro e a maior reserva de diversidade biológica do mundo, corresponde a quase metade do território nacional
Manaus é a porta de entrada da Floresta Amazônica.
Viajar para Manaus, capital do Amazonas, é a chance de ver de perto e encantar-se com espetacular biodiversidade.
Hoje, já ha serviços especializados que promovem tours guiados por diferentes partes da Floresta Amazônica e arredores.
O turista que visita o local pode aguardar experiências únicas.
Aqui listamos 8 dicas de programas imperdíveis.
1-passeios de barco: Os rios da Amazônia são a melhor maneira de conhecer a floresta e observar os animais da região. Os passeios fluviais são realizados nos rios, igarapés e igapós, sendo possível realizá-los em barco motorizado, canoas a remo, durante o dia e a noite também.
2-arvorismo para ter uma visão privilegiada da maior floresta tropical do mundo.
É possível escalar árvores como Samaúma, Amapazeiro, Angelim e Macucu, acompanhados por condutores e com toda a segurança.
3-cachoeiras de Presidente Figueredo, cidade a 100 km de Manaus que ostenta nada menos que 159 cachoeiras, 7 corredeiras, 9 cavernas e grutas.
É um dos destinos brasileiros ideias para turismo de aventura e ecoturismo, com opções de esportes como rapel, rafting, tirolesa, bóia-cross, caiaque, arvorismo e trilhas na selva.
4-Encontro das Aguas, O fenômeno hidrológico da confluência dos rios Negro e Solimões.
Rio Negro nasce na Colombia , o rio Solimoes nasce no Peru corre ao encontro doSolimões, logo abaixo de Manaus, para formar o Amazonas.
A verdadeira nascente do rio Amazonas está no córrego Carhuasanta, também localizado no Peru, e que é alimentado justamente pelo derretimento da neve do Nevado Mismi.
5-Pescar A pesca esportiva é outra atividade muito praticada na região amazônica devido a grande variedade de peixes existentes.
A região de Barcelos é muito recomendada para a pesca.
6- Fazer trilhas Caminhadas na floresta é outro grande atrativo da Amazônia e são feitas mata em terra firme.
7- Anavilhanas: -Arquipélago de Anavilhanas reúne aproximadamente 400 ilhas, sendo um dos maiores conjuntos de ilhas em água doce do planeta.
As ilhas são cobertas com floresta virgem e seus ecossistemas incluem igarapés, canais, lagos e milhares de árvores exuberantes. A fauna é tão rica quanto: garças, araras, bacuraus, jaguatiricas, jacarés, macacos, botos e cerca de 500 espécies de peixes.
8- Saborear os pratos típicos;. a culinária amazonense valoriza, acima de tudo, o pescado. As principais espécies consumidas são o tambaqui, tucunaré, pirarucu, jaraqui, pacu e matrinchã, que são transformados em pratos típicos, servidos fritos, assados ou cozidos
SANTAREM, PARA
Santarem, no Pará, está localizada no meio da rota fluvial do Rio Amazonas, entre Belém e Manaus, e oferece belas atrações turísticas incluídas pela biodiversidade da Amazônia, com áreas de floresta tropical, grandes rios, igapós e cerrado.
Os principais atrativos turísticos de Santarém, são:
1- Alter do Chão que já foi considerada a mais bela praia fluvial do mundo
Na época da vazante,de agosto a janeiro, o nível dos rios baixa muito e as belas praias do rio Tapajós se mostram, formando cenários paradisíacos.
Alter do Chão tem praias fluviais que aparecem
Apelidada de Caribe da Amazônia, a vila de Alter do Chão tem a praia que foi considerada por algumas revistas como a “mais bela praia fluvial do mundo”.
A praia de Alter do Chão só aparece no período de vazante do rio Tapajós entre os meses de agosto e janeiro, onde se forma a Ilha do Amor, entre a água azul-turquesa e areias brancas.
Pequenos barcos e canoas atravessam os turistas que passam o dia na ilha paradisíaca, onde há árvores e cabanas cobertas de palha.
A vila fica a 35 km do centro de Santarém, com acesso asfaltado, onde é possível chegar de táxi ou por linha de ônibus, que passa pelas ruas do centro.
2- O encontro das águas azuis do rio Tapajós com as águas barrentas do Amazonas.
Assim como Manaus, Santarém também tem seu encontro das águas. A cidade se encontra junto à foz do rio Tapajós, onde suas águas azuis se juntam com as águas barrentas do Amazonas.
Este fenômeno pode ser visto a partir do mirante, próximo à orla ou através de passeios de barco, que saem do Terminal Fluvial Turístico diariamente. Neste passeio, o visitante conhece também vários canais do rio Amazonas, como o Igarapé dos Padres e o Igarapé Açu.
3- A Floresta Nacional do Tapajós é uma área preservada, onde se pode ver trechos naturais da floresta Amazônica com árvores gigantescas como a Sumaúma, entre tantas outras espécies.
Além da floresta a área conta com terras ribeirinhas com seus igapós, lagos, onde se pode avistar jacarés e pássaros.
4- Calçadão da Orla do Rio Tapajós
O calçadão da orla de Santarém é o ponto de encontro da cidade, principalmente à tardinha e a noite, quando o forte calor da região diminui e as pessoas saem para caminhar, comer fora, pescar no Rio Tapajós ou simplesmente passear.
As melhores opções de hospedagem em Santarém se encontram na orla do Rio Tapajós, próximo ao calçadão e ao comércio; e no distrito de Alter do Chão, que conta com um bom número de pousadas.
Assim como toda Amazônia, Santarém conta com dois períodos bem distintos.
Na época das cheias a cidade fica mais bela, quando o Rio Tapajós atinge seu nível máximo, emparelhando como o calçadão. Já as praias do Rio Tapajós, como Alter do Chão perdem seu encanto, pois a água encobre as praias.
BELEM
Belém proporciona, também, diversas possibilidades de cultura e lazer, e uma das sete maravilhas do Brasil, e outra porta de entrada da Amazônia.
Belém é a capital do estado do Pará. A cidade é classificada como uma das capitais com melhor qualidade de vida do país.
Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial e, tem importantes monumentos, parques e museus.
Alguns dos pontos turísticos da cidade são:
1- Teatro da Paz
2- Museu Paraense Emílio Goeldi
3- Complexo do Mercado do Ver-o-Peso: composto pela Feira do Açaí, as praças do Relógio, relógio original da Inglaterra, Pescador, dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal. O mercado de Ferro, que completa o Ver-o-Peso, foi todo transportado da Inglaterra e eleito uma das sete maravilhas do Brasil.
4- Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré: é a única basílica da Amazônia Brasileira
5- Forte do Presépio e o complexo de Santo Alexandre, onde se encontra a Igreja e o Museu de Arte Sacra do Pará, considerado um dos mais belos do Brasil.
6- Estação das Docas: é um complexo de arte, lazer e gastronomia. A Estação como é conhecida, possui um moderno terminal fluvial onde saem os passeios de barco pela orla de Belem.
7- Centro histórico de Belém:
O bairro da Cidade Velha, no centro de Belém, conta com um belo cenário de construções antigas do auge do Ciclo da Borracha, entre elas, o Teatro da Paz, a Catedral da Sé e a Basílica de Nazaré.
8- Bioparque Amazônia Safari – Belém.O parque conta com zoológico e museu em uma área de aproximadamente 80 hectares, rica em espécies de fauna e flora nativas, uma mostra fiel do ecossistema Amazônico, acessada através de trilhas.
A caminhada completa dura quase 2 horas, acompanhada por um guia, que explica tudo sobre a biodiversidade do parque.
Localização: 20 Km do centro de Belém.
9- Feira do Açaí, que acontece todas as madrugadas ao lado do Ver-o-Peso.
10- Complexo Feliz Lusitânia, e os históricos Forte do Presépio, Casa das 11 Janelas e o imperdível Museu do Encontro.
O Museu do Encontro – dentro do Forte do Presépio estão expostas as cerâmicas tapajônicas e marajoaras raríssimas.
11- Ilha do Combu: Um dos passeios imperdíveis para quem vai para Belém do Pará é visitar a Ilha do Combu, que fica a cerca de 15 minutos de barco da capital do estado.
A ilha é a mais próxima de Belém e é muito conhecida pela produção de açaí e cacau.
12- Ilha do Marajó: existe um barco rápido que faz a travessia Belém – Ilha de Marajó em menos de 2 horas. O catamarã da Tapajós Expresso Hidroviário tem capacidade para 150 pessoas e sai diariamente às 8h da manhã do Terminal Hidroviário de Belém.
A Ilha de Marajó fica no estado do Pará, e está localizada no encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico.
O clima na Ilha de Marajó é de chuva, e assim como na maioria das regiões amazônicas, quase 2/3 da Ilha fica alagada durante a estação chuvosa. Isso pode prejudicar sua viagem, já que fica difícil curtir os principais passeios do Marajó debaixo de chuva.
Portanto, a melhor época para visitar a Ilha de Marajó é durante o inverno, de junho a janeiro, período em que não chove tanto e o calor não é tão insuportável assim.
Quando visitar :
O período da cheia normalmente vai de Abril a Julho e é quando formam-se mais igapós devido parte da floresta próxima aos rios ficar submersa.
O período de seca ocorre normalmente de outubro a Dezembro, quando os rios estão mais baixos e pode-se observar mais praias fluviais e algumas cachoeiras. Normalmente de Janeiro a Março há maior incidência de chuvas e acaba sendo um período de transição entre a epoca da seca e da cheia. Nos últimos anos o período e a intensidade das chuvas tem mudado bastante e não podemos dizer ao certo quais são os meses de cada estação.
Há muitos passeios que podem ser feitos como: visitar tribos indígenas, trilhas pela mata, ver os botos-cor-de-rosa, pesca de piranha, pesca esportiva, focagem noturna, observação de jacarés, entre outros. Como podem ver o principal foco é o ecoturismo, tendo opções para todos os gostos e estilos. Não é a toa que turistas de todas as partes do mundo vem até o estado só para conhecer a Amazônia, já que é considerado o pulmão do mundo.
destinos brasileiros para estrangeiros
Mora no exterior e quer conhecer o Brasil com um guia exclusivo? A Antaris Travel te leva muito além de um passeio.
Solicite um contato
Conheça outros destinos brasileiros
A PARTIR DE consulte
A PARTIR DE consulte
A PARTIR DE consulte
A PARTIR DE consulte
A PARTIR DE consulte
A PARTIR DE consulte
A PARTIR DE consulte
A PARTIR DE consulte
A PARTIR DE consulte
destinos por estilo de viagem
Vai viajar a dois? Quer uma super aventura? Vai com os filhos? A Antaris Travel tem super dicas de diversos destinos para você! Oferecemos mais de 300 destinos no Brasil e no mundo!
Brasil
Mundo
Cruzeiros
Lua de Mel
Religioso
enoturismo